Segundo a Wikipédia, "o cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O mesmo serve para, em caso de colisão, não permitir a projecção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata com a cabeça contra o para-brisas ou outras partes duras do veículo."
Ultimamente, e devido ao trágico acidente no IC8, muito se tem falado da importância dos cintos de segurança. O que é certo é que em transportes públicos, como nos autocarros, são raras (para não dizer nenhumas) as pessoas que utilizam tal dispositivo. Ainda esta manhã, o motorista do "meu" autocarro dizia: se acontecesse algo do género com um veículo da Rodoviária, verificar-se-ia o mesmo, porque ninguém usa cinto - infelizmente é verdade.
Eu faço todos os dias dois percursos de 60km, numa estrada em que as obras ficaram a meio e que não houve o cuidado de tentar remediar o que começaram. Não, em vez disso, foi muito mais fácil meter limites de velocidade de 30 e 50km/h - que vergonha. A estrada além de ter altinhos (desnível de alcatrão), tem as bermas ainda em gravilha o que pode provocar facilmente um despiste e ainda, para melhorar a situação, há zonas que não estão marcadas - isto tudo aliado ao mau tempo, é coisa para ser perigosa! Digo eu, sei lá! Mas quem se preocupa com isso?? Ninguém! Só depois quando houver um acidente brutal (lagarto, lagarto, lagarto) é que vêm dizer... que o importante é haver uma lista das pessoas, como disse o Ministro da Administração Interna! Oh por favor, desconfio que em África há estradas bem melhores!

Bem, o que eu sei é que depois deste fatídico acidente, o meu marido obrigou-me a usar cinto quando me desloco no percurso casa-trabalho-casa. E eu tenho cumprido, mas sinto-me a maior croma, porque ninguém o faz! Quando entro e me sento, coloco-o discretamente, porque fico com a sensação que toda a gente está a olhar e a pensar mil e uma coisas! Mas prefiro assim, estar em segurança! Alguém tem de ficar para contar a história (credooooooooooo).
E vocês, costumam usar cinto de segurança quando utilizam transportes públicos?