origem

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DETOX - O RESCALDO

Bom dia maltinha, 
Tal como vos tinha dito aqui, resolvi fazer uma espécie de terapia de choque desintoxicação este fim-de-semana! A ideia principal era ingerir apenas líquidos, nomeadamente: sumos e sopa.
Depois do arrastão de calorias que passou por mim nestes últimos dias, tinha de agir de forma drástica, mas atenção, resumiu-se a apenas dois dias. Hoje, é claro, continuarei o regime, mas de forma mais cuidada.

Rescaldo + informações importantes:

  • Dia 1 - sábado: Iniciei o dia com 2 copos de sumo de laranja* (3 laranjas+água); 1h30 ginásio; 1 copo de sumo de maçã, cenoura e chuchu** (1 maça + 1 cenoura + 1/2 chuchu + água); Sopa (courgette, chuchu, abóbora, cebola, pimento vermelho, nabiça, sal); 1 chávena de chá verde; 1 copo de sumo de acerola*** e maçã (100g polpa de acerola+1maçã+água); sopa.
O primeiro dia correu bem, consegui cumprir a minha ideologia, fiz ginásio, senti-me bem e muito motivada. Durante a tarde fui passear com o maridão e bebi apenas o chá verde.
  • Dia 2 - domingo:  Iniciei o dia com 1 copo de sumo de laranja (2 laranjas+água), 1 mini torrada com um cheirinho de marmelada e 1 noz; 1h30 de ginásio; 1 copo de sumo de maçã e laranja (1 maçã + 1 laranja+ água); sopa; 2 copos de sumo de acerola e maçã (100g de polpa de acerola + 2 maçãs + água); sopa.
O segundo dia teve logo uma pequena quebra no pequeno-almoço, mas precisava mesmo de comer qualquer coisinha mais para ir fazer ginásio. Ginásio feito, o resto do dia foi passado em casa entre a lareira, os filmes (agradecimento especial ao marido por me ter acompanhado na visualização de 2 comédias românticas), e os apetites constantes do marido que tentava a todo custo convencer-me a cair em tentação: "Queres ir jantar ao chinês? Está mesmo a apetecer-me!"; "Queres um bombom? Se tiveste a fazer ginásio já podes comer um docinho, não?"; "E se assássemos um chouriço?"; "Comes uma torrada comigo? Torradas não fazem mal!"; "Não te quero cadavérica, como há uns meses atrás"; ... NÃO NÃO NÃO! NÃO POSSO, ontem não podia - mas custou-me horrores, sentia o corpo a ressacar umas quantas calorias!

* SUMO DE LARANJA NATURAL
"A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas devem ingerir mais de 400 gramas de frutas, verduras e legumes diariamente.
O sumo de laranja é rico em vitamina C, duas vitaminas do complexo B (ácido fólico e tiamina), beta-caroteno, fibras, potássio e flavonóides.
A pesquisadora Nancy Preising Bonifácio, nas suas teses de mestrado e doutorado realizadas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara (SP) sob orientação da Profa Dra. Thais Borges César, concluiu que o sumo de laranja associado a exercícios físicos pode ser aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.
A pesquisa de mestrado mostrou que mulheres que ingeriram 500ml de sumo de laranja antes dos exercícios tiveram uma menor concentração de ácido láctico no sangue comparado ao grupo que não ingeriu o sumo. Isso significa que o grupo que ingeriu sumo apresentou menor fadiga corporal. Além disso, essas mulheres tiveram um aumento de 18% no colesterol bom e redução de 15% no colesterol ruim."

http://www.citrusbr.com.br/exportadores-citricos/consumidor/beneficios-do-suco-de-laranja-151241-1.asp

** CHUCHU:
"Alimento rico em fibras e de fácil digestão. Por possuir alto teor de fibras e pouquíssimas calorias, é muito utilizado em dietas. Possui também potássio, vitamina A e vitamina C."
http://www.suapesquisa.com/alimentos/chuchu.htm

*** ACEROLA:
Já tinha falado dela aqui
"Rica em minerais como: cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco. Tem um grande destaque na quantidade de vitaminas  A, B1, B2,  B3 e principalmente a vitamina C. A acerola é  bem conhecida pelo o seu alto teor de vitamina C, destacando-se de todas as frutas. Em cada 100g  de acerola pode ter de 1000 a 1500mg de ácido ascórbico (vitamina C), sendo a campeã  deixando em segundo lugar o caju com 200mg e em terceiro lugar fica a laranja com 45mg. Ou seja um copo de sumo da acerola pode ter cerca de 80 vezes mais do que o sumo de laranja. Significa que era necessário consumir 120 laranjas para ter a quantidade de vitamina C da acerola. Recomenda-se comer de 5 a 10 unidades desta fruta."
http://ritasousa.net/acerola-e-seus-beneficios~

Agora algumas fotos antes que vocês me deserdem:
Sumo de laranja
Sumo de maçã, cenoura e chuchu (antes)
Sumo de maçã, cenoura e chuchu (depois)
Sumo de acerola e maçã

Ingeri muita frutose, é certo, mas não há soluções perfeitas! Além disso, li algures que: como grande parte dos nutrientes se perde durante a sua preparação, comer alimentos próximos do seu estado natural é essencial em qualquer plano de desintoxicação.

16 comentários:

  1. Parece-me um ótimo plano de desintoxicação! Eu também precisava depois destes excessos todos..
    Boa semana querida! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de ter coragem, mas *ai* a gaveta de chocolates... :P Não sou mesmo nada boa a controlar-me.

    Gosto muito de sumo de laranja, mas essa quantidade toda punha-me o fígado em coma. :_(

    ResponderEliminar
  3. Granda doida!!! :D Está feito, agora siga!
    Parabéns!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Isso não era para mim.
    Qd quero desintoxicar, faço jejum.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de sumos, mas acerola nunca provei e o chuchu sabe a nado quando é cozindo, acho que cru tambem deve ter um sabor paredeci (e não gosto de nabo..)
    Acho que vou ver como sabe a acerola..
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A acerola tem um sabor ácido-azedo - não é muito agradável quando se prova!

      Eliminar
  6. eu tb queria queria , mas ainda no sabado comprei uma tablete de chocolate de 200g e à noite tive um jantar de aniversário .

    ResponderEliminar
  7. Boa! Até que deve ter sido bem agradável!

    ResponderEliminar
  8. ai mulher, eu morria!! espero que tenha resultado :)! cuidado agora a voltar à alimentação "normal", as vezes, recupera-se logo tudo porque o organismo está em falta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não senti que tenha perdido alguma coisa, foi apenas uma descargo de consciência...

      Eliminar
  9. Espectáculo =)
    E os sumos/batidos tê, muito bom aspecto =)

    A minha detox não foi tão forte mas essa também está boa.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. wow! não tens fome, querida?
    muito obrigada! :)

    ResponderEliminar
  11. Os sumos têm excelente aspecto, gosto imenso de sumos naturais!

    ResponderEliminar
  12. Admiro-te !
    Resististe mesmoo as provocações do teu maridão :P Assim é que é.
    O Sumo de cenoura está com optimo aspecto. Como foram dois dias não foi algo de outro mundo, a tempos li um artigo sobre os Detox, e vale mesmo a pena, de vez em quando fazer um restart no organismo.

    Continua assim motivada, nos treinosss ! Keep goin
    Que raiva não consigo fazer batidos a minha liquidificadora deu o berro.. será que com a varinha mágica dá ?

    Beijossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta, pode ser que dê! Mete água para deslizar melhor :)

      A minha é nova, ofereceram os pais no natal, um mega robot de cozinha!

      Eliminar

DEIXA A TUA OPINIÃO FORMAR A TEIA!