origem

terça-feira, 21 de agosto de 2012

EXAME PAPANICOLAU

Aqui vem um assunto de mulheres mas, acima de tudo, de cidadania.
Eu faço o exame todos os anos, e amanhã de manhã lá estarei eu de perna aberta à espera que a Sotôra me analise. Não há que sentir vergonha ou timidez por abordar este assunto, há antes que deixar claro vários aspectos. 
Venho deixar-vos o meu testemunho, na esperança que seja útil para alguém:

Passava-se o ano de 2010, tinha casado há dois meses quando me lembro de tal exame; recordo-me que a médica tinha falado para fazer apenas no ano seguinte (de 2 em 2 anos) mas, por vontade própria, decidi voltar a fazê-lo um ano depois. E ainda bem que o fiz. Porque após recepção do resultado, fui informada que teria uma lesão de baixo grau e que teria de ser tratada. Nesta altura entrei em pânico, fui contactada pela técnica de saúde e esta não adiantou mais nada, apenas que tinha que ir a uma consulta com urgência. Chegada ao médico, e depois de saber que se tratava de uma lesão de baixo grau tentei por várias vezes que o médico me explicasse como se eu fosse uma criança de três anos o que quereria dizer a porra de baixo grau. Informo-vos então a porquê da importância deste exame:

O exame do papanicolau é uma citologia cervical que previne o aparecimento do cancro do colo do útero. E após se analisar a amostra, esta pode-se encontrar em vários estados:
De forma sintética:
- Sem alteração;
- Lesão de baixo grau - tratável com antibiótico;
- Lesão de alto grau - tratável com uma "pequena" cirurgia; 
- Cancro do colo do útero.

Felizmente, tomei o antibiótico, decidi levar também as 3 doses da Vacina como prevenção e tudo parece estar estagnado. Contudo, amanhã, será sempre um dia de nervos.
Meninas, não esperem por fazer o exame no ano seguinte, estejam atentas, se eu tivesse feito um ano depois, provavelmente o desfecho tivesse sido outro. Previnam-se!

O CANCRO DO COLO DO ÚTERO NÃO ESCOLHE IDADES, 
A PREVENÇÃO TAMBÉM NÃO!
PASSA A PALAVRA, ANTES QUE SEJA TARDE.

12 comentários:

  1. O meu nicolau já papou :p

    Agora a sério: Eu já fiz o meu deste ano. Não custa nada, é rápido, não dói. Podemos prevenir uma doença muito grave com um simples gesto, uma simples meia hora por ano.

    ResponderEliminar
  2. Também já fiz este ano e tinha feito em 2010, este ano devido à gravidez molar de Outubro foi o próprio médico que fez sem me perguntar nem nada, mas também já estou tão habituada a "dispa-se e deite-se na marquesa com as pernas bem abertas" que mais uma menos uma. :)

    ResponderEliminar
  3. Sabes que é dos poucos cancros provocados por vírus?
    Pois, os homens são portadores e não lhes acontece nada.Nós ficamos com cancro. Não é justo!

    Para prevenir só mesmo o preservativo, pelo menos foi o que o médico me disse.
    Este ano já o fiz, voltarei no próximo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana, realmente não custa nada, de nada e pode ser tão benéfico, este simples exame!
    São mais os "macaquinhos" que as pessoas colocam na sua mente do que o exame em si! Tão simples e indolor.
    Beijinhos grandes e obrigada por partilhares este alerta. :)

    ResponderEliminar
  5. Depois de uma fase de parvoeira inicial (ai adolescencia) passei a fazer anualmente e agora aos 45 faço semestralmente.
    Fizeste muito bem em publicar e em fazer o alerta!
    Muito bom post

    ResponderEliminar
  6. Opa nem sei como nunca fiz...Tenho mesmo de o ir fazer, eu sei a importância que ele tem, obrigada pelo testemunho :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Lembrei-me agora da "minha" história... A primeira vez que fui ao médico fazer o exame (18 anos), mesmo antes de saber o resultado a médica informou-me logo que havia ali qualquer coisa que não estava bem e tinha que ir a outro sítio em que pudesse fazer um tratamento e analisassem o que era, comecei logo a chorar em pânico..quando fui a outro médico o homem antes de ver o que eu tinha começou com um grande discurso a dizer que podia ser um vírus maligno e blá blá blá, mas pronto não foi nada de grave, fiz um tratamento a laser e lá passou, ou seja a minha experiência na área é mesmo péssima... já era para ter ido lá em Junho, mas depois não deu, mas do mês que vem não passa, até porque quero levar a vacina!

    ResponderEliminar
  8. Olá Opinante!
    também já passei pelo mesmo!
    infelizmente tudo começa com o virus do papiloma humano e depois quando não é tratado a tempo evolui para o cancro no colo do útero!
    por isso sim é importante irmos todos os anos e infelizmente a nivel de saude o centro de saude diz que fazem apenas a citologia de 3 em 3 anos (antes faziam todos os anos mas agora há que poupar e as pessoas que morram)por isso decidi ir a um médico particular e fazer todos os anos!
    a nossa saude em portugal não vem em 1º lugar...
    temos que ser nós a lutar por ela!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. O meu ginecologista recomenda o exame anualmente a a palpação mamária mensalmente, no fim de cada período... E não custa nada!

    ResponderEliminar

DEIXA A TUA OPINIÃO FORMAR A TEIA!