origem

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O CINTO DE SEGURANÇA!

Segundo a Wikipédia, "o cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O mesmo serve para, em caso de colisão, não permitir a projecção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata com a cabeça contra o para-brisas ou outras partes duras do veículo."

Ultimamente, e devido ao trágico acidente no IC8, muito se tem falado da importância dos cintos de segurança. O que é certo é que em transportes públicos, como nos autocarros, são raras (para não dizer nenhumas) as pessoas que utilizam tal dispositivo. Ainda esta manhã, o motorista do "meu" autocarro dizia: se acontecesse algo do género com um veículo da Rodoviária, verificar-se-ia o mesmo, porque ninguém usa cinto - infelizmente é verdade.

Eu faço todos os dias dois percursos de 60km, numa estrada em que as obras ficaram a meio e que não houve o cuidado de tentar remediar o que começaram. Não, em vez disso, foi muito mais fácil meter limites de velocidade de 30 e 50km/h - que vergonha. A estrada além de ter altinhos (desnível de alcatrão), tem as bermas ainda em gravilha o que pode provocar facilmente um despiste e ainda, para melhorar a situação, há zonas que não estão marcadas - isto tudo aliado ao mau tempo, é coisa para ser perigosa! Digo eu, sei lá! Mas quem se preocupa com isso?? Ninguém! Só depois quando houver um acidente brutal (lagarto, lagarto, lagarto) é que vêm dizer... que o importante é haver uma lista das pessoas, como disse o Ministro da Administração Interna! Oh por favor, desconfio que em África há estradas bem melhores!

Bem, o que eu sei é que depois deste fatídico acidente, o meu marido obrigou-me a usar cinto quando me desloco no percurso casa-trabalho-casa. E eu tenho cumprido, mas sinto-me a maior croma, porque ninguém o faz! Quando entro e me sento, coloco-o discretamente, porque fico com a sensação que toda a gente está a olhar e a pensar mil e uma coisas! Mas prefiro assim, estar em segurança! Alguém tem de ficar para contar a história (credooooooooooo).
E vocês, costumam usar cinto de segurança quando utilizam transportes públicos?

23 comentários:

  1. Eu uso e ás vezes gozam comigo.... Mas eu não quero saber! Prefiro estar segura! Se bem que muitos cintos dos autocarros não prendem lá grande coisa.

    ResponderEliminar
  2. eu nunca abdico do cinto em situação alguma...não quero saber do que pensam! faz-me imensa confusão as pessoas não colocarem cinto...então quando estão no carro próprio pior! realmente, é uma situação vergonhosa essa...só em portugal!

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bem colocar o cinto e não importa se estão a olhar o importante é a nossa segurança :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. E fazes muitíssimo bem!:) A maior segurança que existe é a prevenção.

    ResponderEliminar
  5. Huh... Cinto de segurança em transportes públicos? Não sabia que existia... No Metro não existe mas... Nos autocarros existe??? NUNCA VI! JURO! O_O

    ResponderEliminar
  6. Normalmente ando de metro e aí não temos!

    ResponderEliminar
  7. só no avião e no carro....

    Paulinha

    ResponderEliminar
  8. Uso sempre.
    Nada de facilitismos.
    O que os outros pensam? Marimbo-me.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Uso sempre onde há. Mas o que me faz confusão no meio de tudo é que quem devia ter a responsabilidade de ter os cintos em condições nos veículos está mais preocupado depois em arranjar desculpas para os acidentes. Mais vale prevenir.

    ResponderEliminar
  10. Geralmente não uso, mas sei que é falta de consciência e que devia usar. Se uso no carro porque não usar no autocarro? No autocarro do clube onde trabalho (e que é mais velho do que eu) não há cintos e sempre que tenho de viajar nele penso que qualquer dia há uma tragédia!

    ResponderEliminar
  11. Nunca estive em nenhum transporte público que tivesse cinto. :S

    ResponderEliminar
  12. Eu nunca uso, excepto nos aviões.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Confesso, raramente uso o cinto de segurança nos transportes péblicos...

    ResponderEliminar
  14. Confesso que não, se bem que por aqui não ando muito de transportes públicos, ou venho de carro e aí uso sempre, ou a pé, porque vivo relativamente perto do trabalho e da escola da Pixiezinha!
    Mas acho que é um cuidado que devíamos ter todos, e fazes muito bem em usar.
    **

    ResponderEliminar
  15. Não, confesso que não uso nos transportes mas também os que uso não têm cinto!!!
    mas de certeza que me sentiria uma croma como tu dizes e não devíamos pensar assim....deviamos sentir-nos confiantes e usar, pronto!

    ResponderEliminar
  16. fazes bem em andar com cinto de segurança nos transportes publicos

    ResponderEliminar
  17. Sabes, aqui na zona os transportes públicos não têm cintos.
    Mas sempre que existe, sim coloco.
    Pareça mal ou não, é a tua segurança que está em risco.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Na carris não há cintos de segurança..
    Cintos de segurança só vi em autocarros de longo percurso, agora os das cidades não têm.. que eu saiba = /
    Mas fazes muito bem em por, é a tua segurança que está em jogo.

    ResponderEliminar
  19. Todos os fins de semana viajo de autocarro e não ponho o cinto... :S e se depois ao querer sair o cinto empanca ? e perco a paragem.. ?
    Hummm não sei não... no carro uso sempre... É tolice minha mas pronto. beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Sempre (menos nos da cidade que esses não têm).
    Além disso, e aqueles pais que deixam as crianças ir no carro como eles bem querem, porque é mais fácil fazer as vontades da criança do que ouvir um berreiro?!!
    Eu que nem seja um percurso de 5 minutos, o cinto não falha!

    ResponderEliminar
  21. Já não ando em transportes publicos a alguns anos, e nessa altura, na minha zona nao tinham cintos.
    Hoje se tiver que usar e se tiverem, não duvides que colocarei.
    A uns anos tive um acidente de carro, um choque em cadeia, e se hoje estou viva devo-o a Deus e ao facto de ter o cinto de segurança.
    Se as pessoas riem ou comentam por colocares o cinto, ignora e protege a tua vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. confesso, não tenho por hábito usar cinto de segurança nos transportes públicos :/

    ResponderEliminar
  23. Admito que não costumo colocar, mas depois das tragédias que tenho visto vou começar a colocar, nem que fique toda a gente a olhar para mim.

    ResponderEliminar

DEIXA A TUA OPINIÃO FORMAR A TEIA!