origem

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ALDEIA DA MATA PEQUENA

Ontem, enquanto via a reportagem na TVI, ia-me recordando de cada pormenor que lá vivi, por isso decidi partilhar convosco a minha visita.
Em Fevereiro de 2011 decidimos passar o fim-de-semana aqui. Foi sem dúvida nenhuma uma escapadinha de duas noites que valeu a pena, quer pelo espaço envolvente quer pelas casinhas de turismo de habitação que estão muito bem recuperadas.
"A Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural, composto por uma dezena de habitações, situado a escassos 30 minutos da cidade de Lisboa. Esquecida no tempo, (...) beneficiou do seu isolamento, que evitou intervenções menos "esclarecidas", descaracterizadoras da sua autenticidade. Deste modo, como que despertando de um longo periodo de hibernação, a Mata Pequena afirma-se hoje como um dos raros exemplares da Arquitectura Tradicional da Região Saloia mantendo fortemente vincada a sua identidade original. "
A nossa casinha chamava-se Casa da Palha porque de um palheiro se tratava.
Em cada canto estava escondido um pormenor, um apontamento que remontava aos antepassados daquela habitação.
Em forma de boas-vindas, fomos recebidos com um vinho abafado da região e com umas bolachinhas caseiras.
Quanto ao pequeno-almoço, este tinha uma grande particularidade, todas as manhãs era deixado na porta um pão cozido em forno de lenha ainda a fumegar. ESPECTACULAR!

Enfim, aconselho a quem possa visitar a aldeia, que o faça. É realmente um espaço muito acolhedor e tranquilo. Nós iremos voltar, ficámos rendidos a todas aquelas antiguidades que respiravam história.

4 comentários:

  1. Vi a reportagem e achei fabuloso :) Este ano, férias não deve haver mas acho que é uma óptima ideia para um fim-de-semana...

    ResponderEliminar
  2. Eu adorava ter uma casinha assim....tão bonita e acolhedora....
    vou apontar para ir lá!
    obrigada por partilhares
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Opinante, que imagens fantásticas e que descrição!! E tão perto de Lisboa, para quem quiser fugir do barulho e da confusão! :)

    ResponderEliminar

DEIXA A TUA OPINIÃO FORMAR A TEIA!