origem

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O MEU DOCE DE ABÓBORA!

Lembram-se deste post?

Pois é, não me esqueci do vosso pedido, e aqui estão as fotos e a receita do meu doce de abóbora com pequenas delícias de noz!

Quanto à receita fiz +/- a olho: 3kg de abóbora cortada em pedaços (nós chamamos mogango, aquela abóbora mais laranjinha), 2,700kg açúcar, 3 paus de canela, canela em pó q.b., 2 cascas de limão, sumo de 1 laranja, 1 chávena de àgua, 2 cálices de uma bebida alcoólica à escolha, nozes picadas q.b..

Vai tudo ao lume, excepto as nozes (fotos 1 e 2). Deixa-se cozer a abóbora (+/-1h15). Depois de estar cozida, retirei os paus de canela e as cascas de limão e passei a varinha mágica (foto 3). Deixei apurar até fazer ponto estrada (+/-1h30). Juntei as nozes e deixei ferver mais 5 min (foto 4).
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Depois de arrefecido, esterilizei os frascos que tinha comprado para o efeito (uns maiores, outros mais pequenos), e enchi-os com o doce (fotos 5 e 6). Deixando-os depois 24h invertidos. 
Foto 5
Foto 6
Estava então pronto a ser consumido! Fiz ainda umas etiquetas com a identificação e com o nome dos produtores, claro! (Foto 7)

Foto 7

Embrulhei cada frasco e txanan, ficaram prontos a oferecer no Natal:


15 comentários:

  1. Adoro e este tenho de fazer. Está com um aspecto delicioso.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. As nozes fazem toda a diferença....
    A minha mãe também faz este doce. Wham...

    ResponderEliminar
  3. Isso tem ar de ser assim pra lá de bom!

    ResponderEliminar
  4. Ficaram bem bonitinhos. E está com optimo aspectooo .
    Em Janeiro começa a luta eheheh
    Aproveite = p

    ResponderEliminar
  5. ena que prendadaaaaaa!
    Eu é que não gosto de doces... :p

    ResponderEliminar
  6. Olha mas que bem =)
    Não parece ser difícil e tem óptimo aspecto =)

    Obrigado por partilhares a receita

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Bela ideia para oferta, nunca me tinha lembrado :)
    Esse doce é uma tentação, a minha mãe também faz ahhhh nhamy!

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de abobora nem aprecio esse tipo de doces :P Sou uma esquisita. Mas adoro prendas feitas pelas pessoas, algo personalido ou feito com amor.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. dOCINHO DE Abobora gosto muito :D e com nozes é muito bom

    ResponderEliminar
  10. Adoro esse doce e com as nozes é mesmo divinal.
    Ficou com excelente aspecto.
    :-)

    ResponderEliminar

DEIXA A TUA OPINIÃO FORMAR A TEIA!